"A decisão sobre a localização sobre o novo aeroporto internacional de Lisboa sofreu nova derrapagem depois de ontem o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil ter anunciado o adiamento para meados de Janeiro de 2008 da entrega do estudo comparativo sobre o Novo Aeroporto de Lisboa, que estava previsto para 12 de Dezembro.
O LNEC fez chegar na passada terça-feira um ofício ao Ministério das Obras Públicas a solicitar este prolongamento, tendo o ministro Mário Lino despachado em conformidade no próprio dia.
A justificação apresentada pelo LNEC para este atraso por mais um mês, tem a ver com “a necessidade de compatibilização, harmonização e consolidação dos vários estudos parcelares que, sob a coordenação do LNEC, têm estado a ser realizados pelas equipas de especialistas nacionais e estrangeiros”.
A questão da localização do novo aeroporto de Lisboa tem desencadeado uma sucessão de estudos e opiniões entretanto publicitados que apontam para diversas localizações e soluções. O despacho inicial do ministro Mário Lino, exarado a 12 de Julho a mandatar o LNEC para esta missão, limitava a análise comparativa a efectuar às alternativas da Ota e do Campo de Tiro de Alcochete e estipulava que as conclusões deveriam ser entregues até 12 de Dezembro.
Num comunicado enviado ontem à agência Lusa, o LNEC diz que “o prazo de entrega do estudo comparativo sobre o Novo Aeroporto de Lisboa [...] foi alargado para o decurso da segunda semana de Janeiro de 2008”.
Entretanto, o PSD ouviu ontem os autores dos vários estudos comparativos e garantiu que apresentará a sua decisão sobre a melhor alternativa “nos próximos dias”, o que prefigura novo ‘dossier’ sobre o assunto. Para os social-democratas “não é fundamental conhecer a análise do LNEC para tomar posição” sobre o tema, garantiu Jorge Costa."
Agência Lusa
06 dezembro 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
Essa merda está a derrapar há uns 20 anos.
São uns derrapões
É lamentável é que ninguém fale dos dinheiros envolvidos nesta operação, da construção do novo aeroporto de Lisboa.
Será que falar-se da OTA é desprovido de qualquer interesse, ou será que fala-se da OTA porque grande parte dos políticos do PS têm lá terrenos, assim como outros membros influentes da nossa sociedade?!? Será que a OTA não é um dos interesses da Maçonaria?!?
Eu cá julgo que a opção mais correcta é Portela + 1, e se for necessário a base do Montijo poderia ficar para os voos Low Cost ou assim. E isto se for tecnicamente possível ao nível das estruturas/engenharias.
Abraços,
Guerra
este Guerra fala mesmo bem..
Guerra,
Na minha maneira de ver as coisas nós basicamente nao podemos ter opiniao.
Nao percebemos nada do sector, de ordenamento do territorio e muito menos de engenharia.
Uma opiniao minha ou tua é totalmente desprovida de rigor cientifico. Será apenas um palpite de um mero treinador de bancada. E desses temos muitos..
O que eu acho mesmo é que os gajos se deviam decidir.
Interesses temos todos. Perfeição é algo divino (como eu).
Que escolham e depois logo se vê.
Quanto à argumentação, eu não percebo nada de engenharia mas percebo o que eles me dizem.
E se é verdade que o aeroporto na Ota se pode tornar obsoleto em poucos anos porque não tem capacidade de crescimento (e dando por garantido que vai haver um crescimento de tráfego qyue justifique o alargamento) acho que outras alternativas são mais atraentes (Alcochete tem capacidade de expansão).
Mas, acima de tudo, acho que uma decisão urge. Demora quase uma década a fazer um aeroporto.
Acho que uma solução poderia passar por privatizar a ANA,não sendo o estado assim obrigado a assumir o investimento! Engenheiralmente n
ao faço ideia se alcochete é melhor do que Ota mas sei que é um broche vir de rastos de madrid depois de um fds de pacha e aterrar no Carregado?!!? Portela+1 é uma meia solução e acaba-se por adiar o problema..
em 2017 (quando o novo aeroporto começar a funcionar) já não vais passar um fds de pacha a madrid
É um grande blog
É um grande blog
Enviar um comentário