"A decisão sobre a localização sobre o novo aeroporto internacional de Lisboa sofreu nova derrapagem depois de ontem o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil ter anunciado o adiamento para meados de Janeiro de 2008 da entrega do estudo comparativo sobre o Novo Aeroporto de Lisboa, que estava previsto para 12 de Dezembro.
O LNEC fez chegar na passada terça-feira um ofício ao Ministério das Obras Públicas a solicitar este prolongamento, tendo o ministro Mário Lino despachado em conformidade no próprio dia.
A justificação apresentada pelo LNEC para este atraso por mais um mês, tem a ver com “a necessidade de compatibilização, harmonização e consolidação dos vários estudos parcelares que, sob a coordenação do LNEC, têm estado a ser realizados pelas equipas de especialistas nacionais e estrangeiros”.
A questão da localização do novo aeroporto de Lisboa tem desencadeado uma sucessão de estudos e opiniões entretanto publicitados que apontam para diversas localizações e soluções. O despacho inicial do ministro Mário Lino, exarado a 12 de Julho a mandatar o LNEC para esta missão, limitava a análise comparativa a efectuar às alternativas da Ota e do Campo de Tiro de Alcochete e estipulava que as conclusões deveriam ser entregues até 12 de Dezembro.
Num comunicado enviado ontem à agência Lusa, o LNEC diz que “o prazo de entrega do estudo comparativo sobre o Novo Aeroporto de Lisboa [...] foi alargado para o decurso da segunda semana de Janeiro de 2008”.
Entretanto, o PSD ouviu ontem os autores dos vários estudos comparativos e garantiu que apresentará a sua decisão sobre a melhor alternativa “nos próximos dias”, o que prefigura novo ‘dossier’ sobre o assunto. Para os social-democratas “não é fundamental conhecer a análise do LNEC para tomar posição” sobre o tema, garantiu Jorge Costa."
Agência Lusa
06 dezembro 2007
Subscrever:
Comentários (Atom)